Desde o mês de janeiro o pagamento do IPVA já está vencendo para motoristas que moram no Estado de SP, como também em outros estados. É muito importante que o motorista esteja atualizado em relação ao IPVA do seu automóvel. Até porque se ele atrasar o pagamento do imposto não irá conseguir licenciar o seu veículo. Abordaremos neste artigo tudo que você precisa saber sobre a consulta do IPVA 2021. Continue acompanhando o artigo e veja como você pode estar consultando o seu sem precisar sair de casa e se é possível ou não fazer isso onde você mora.
Sobre o app
O aplicativo Meu IPVA está disponível para smartphones e tablets, que permite consultar valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente nas lojas Play Store (sistema operacional Android) e App Store (sistema IOS).
De acordo com a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, o Meu IPVA facilita o acesso às informações sobre o imposto. Tudo na palma da mão, de forma rápida, sem burocracia. Pelo aplicativo, você pode consultar a situação do veículo, as datas de vencimento, emitir o boleto para pagamento e gerar a certidão de quitação. É um aplicativo simples, que dialoga muito bem com os nossos contribuintes”, disse, acrescentando que a ferramenta é pioneira nas regiões Norte e Nordeste.
Como fazer a consulta?
Por mais que as plataformas estejam divididas por estágio, o processo ocorre de forma similar, você só precisa acessar a página específica do IPVA e digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa do veículo. Em seguida, é possível visualizar informações sobre os débitos, prazos e formas de pagamento. Já no aplicativo o passo a passo é esse:
- Acesse o aplicativo e, na tela principal, toque em “Pagamentos”
- Em seguida, vá para “Impostos e Taxas”
- Na nova tela, escolha “Débitos de veículos”
- Selecione o respectivo estado ou Distrito Federal para prosseguir
- informe o Renavam do veículo e clique em “Continuar”
- Na tela seguinte, o valor e as condições de pagamento serão exibidas
- Confirme as informações e selecione a opção para finalizar o pagamento do seu IPVA
Como pagar pelo celular sem ser pela internet Banking?
Nas situações em que não é possível utilizar o Internet Banking, a alternativa é emitir um boleto e depois utilizar o celular para pagá-lo. Para isso, é necessário acessar os sites do Detran ou da Sefaz em seu estado e informar número do Renavam e placa. É comum que essas plataformas já informem a guia ou segunda via do boleto após a consulta dos valores, mencionada anteriormente.
Estados que já oferecem essa função
Cada estado e o Distrito Federal possuem seus respectivos calendários de pagamentos do IPVA, com prazos estipulados de acordo com o número final da placa dos veículos. A consulta do valor do IPVA, junto com o imposto das alíquotas e possíveis descontos para pagamentos à vista, pode ser feita em duas plataformas diferentes: no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Vale ressaltar que não são todos os estados que estão disponibilizando essa função, confira abaixo quais são os estados e verde se o seu também faz parte:
- Bahia
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Maranhão
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina e São Paulo.
Em cada caso, é preciso verificar a lista de bancos autorizados para as operações.
A Caixa, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi são redes que disponibilizam o recurso para múltiplos estados.