FGTS quer dizer Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ele foi desenvolvido através da lei de número 5.107, em 1966 no dia 13 de setembro, passando a ser vigente depois do dia 1º de janeiro do ano de 1967. O programa de FGTS tem o objetivo de proteger o trabalhador brasileiro demitido sem justa causa através da abertura de uma conta vinculada com todos os contratos trabalhistas.
O empregador precisa fazer um depósito de 8% com base no salário do funcionário no começo de cada mês, em conta aberta em conjunto com a Caixa Econômica Federal. Algumas pessoas ainda não sabem como podem estar fazendo a verificação desse saldo, no entanto, neste artigo trouxemos para você todas as informações necessárias para que você consiga consultar e antecipar esse benefício.
Como funciona a antecipação do FGTS?
O trabalhador vai ter a possibilidade de resgatar valores referentes ao acumulado de 3 anos da modalidade, podendo optar por sacar a quantia mínima de R$2 mil. Entretanto, vai haver cobranças de taxas de juros que serão cobradas sob o empréstimo disponibilizado. Entenda as condições de crédito são: cobrança de juros de 0,99% ao mês, valor mínimo de R$2 mil para o empréstimo, acumulado de juros por ano: 12,54%, possibilidade de antecipar em até 3 anos. Vale destacar que as taxas de juros cobradas pela Caixa, é considerada uma das mais baixas, no que diz respeito a crédito pessoal.
Como fazer o download do aplicativo?
É preciso ir até a loja de app do celular, seja na Play Store ou App Store e pesquisar o FGTS. Vale destacar que você não deve confiar em programas vindos de outras fontes. Depois de fazer o download, abra o app e selecione a opção “Cadastre-se”, em seguida preencha todos os dados solicitados, incluindo nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. Faça o cadastro com uma senha numérica de seis dígitos, procure evitar sequências facilmente ligadas a você, como aniversários de pessoas próximas.
Após fazer isso, clique na opção “Não sou um robô”. Depois espere que a confirmação chegue ao seu email. Quando ele chegar, clique no link enviado na mensagem, abra o app e faça o acesso com seu CPF e senha, responda às perguntas que aparecerão na tela – elas são mais uma camada de confirmação de dados. Depois leia as condições de uso no app, selecione “Li e aceito” e depois em “Concordar”.
Veja como consultar o saldo por meio do aplicativo
Agora que você já sabe como instalar o aplicativo em seu celular, veja agora como você pode consultar o seu saldo. Ao abrir o aplicativo e seguir preenchendo tudo corretamente e fazendo o cadastro, você já vai conseguir verificar esse saldo. Como você viu, é preciso fornecer algumas informações necessárias para fazer o cadastro. Tais como o CPF, nome completo, data de nascimento e também o e-mail. Depois você precisa fazer sua senha no final da página.
Como verificar o saldo por meio do site ?
Através do site oficial, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), o qual é encontrado em um extrato antigo ou na carteira de trabalho. Além disso, é necessário também ter uma senha cadastrada por meio do próprio trabalhador ou o uso da Senha Cidadão.
Como antecipar?
Como você já viu anteriormente, é possível verificar o saldo por meio do app do FGTS ou por meio do Internet Banking. Confira o passo a passo. Após entrar no app do FGTS, você só precisa clicar em “linha de crédito”, depois informar o valor e o número de parcelas que você quer antecipar. Neste momento, você pode simular a antecipação, e se desejar o benefício, clique em “contratar”, insira a assinatura eletrônica. Depois disso é só concluir o procedimento e guardar o comprovante.
Vale destacar que o interessado precisa escolher a opção saque-aniversário no app do FGTS. Para isso, você deve acessar o aplicativo do FGTS ou até mesmo o site oficial da Caixa, depois selecionar a opção “Saque-aniversário”, depois disso, leia e concorde com as condições, e selecione a opção “aderir Saque-aniversário”.
O que é preciso estar ciente antes de fazer o saque de aniversário?
Aceitando essa opção, você poderá receber também multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. No entanto, não poderá retirar o saldo total da conta do FGTS. Essa mudança não é obrigatória. As pessoas que desejarem efetuar o saque, precisam entrar em contato com a Caixa. Caso você tenha escolhido antecipar o saque, mas mudou de ideia, vai ter que esperar dois anos para receber o saldo.