Quem nunca foi atrás daquela foto esquecida na galeria e depois de procurar por horas e horas, percebeu que ela foi apagada. Essa é uma frustração muito comum em tempos em que tudo meio que se transformou em digital. Antigamente, as pessoas tinham mais cuidados com as fotos importantes, por isso elas eram reveladas com todo carinho, colocadas em quadros, álbuns e guardadas para a eternidade.
Claro que estes métodos, apesar de românticos, são ultrapassados e pouco utilizados no cotidiano emergente que vive a sociedade atual. Com certeza você já se culpou muito por perder aquela foto especial que havia guardado, ou até mesmo alguma para fazer um tipo de brincadeira como algum amigo próximo. Se isso acontecer novamente, não se desespere, leia este artigo e confira os passos para recuperar uma grande parte das fotos apagadas de seu celular.
Estes métodos de recuperação variam de um dispositivo para o outro, por isso é interessante ficar atento aos detalhes para não cometer erros que possam danificar o seu smartphone.
Para os celulares que utilizam o sistema android, a maneira mais fácil e prática de realizar essa busca é através do Google Fotos. Apesar de não ser uma regra, 90% dos dispositivos que utilizam o sistema android, vêm de fábrica já com essa aplicação instalada na memória.
Vamos iniciar o sistema de recuperação de através do Google Fotos: em primeiro lugar você deve checar se a função de backup está acionada. Isso porque toda mídia que é excluída de seu celular, vai para a lixeira do aplicativo, que com a função de backup ativada, pode ser recuperada em até 60 dias. Caso o prazo expire, toda a lixeira será excluída e sua foto provavelmente irá “por água abaixo”.
Para ter certeza de que sua galeria está com o backup ativo, siga o passo a passo e não fique com nenhuma dúvida:
- Abra o aplicativo Google Fotos;
- Toque em “Biblioteca”, no menu inferior, e depois em “Lixeira”;
- Você verá os itens apagados nos últimos 60 dias. Depois de achar o arquivo desejado, é só pressioná-lo;
- Toque em “Restaurar”.
Se você não encontrar sua foto na lixeira, infelizmente ela foi excluída permanentemente e nada poderá ser feito quanto a isso. Com a restauração deita, as fotos e vídeos que estavam excluídos retornam para a galeria, portanto, cuidado para não encher a memória do seu dispositivo.
Caso você for uma pessoa insistente e que deseja recuperar a mídia perdia a todo custo, há outras alternativas que podem lhe dar um fio de esperança. Conheça alguns a aplicativos e programas que podem lhe auxiliar nesta árdua tarefa:
- Disk Drill: Disponível para as plataformas Windows e MacOS. Com a aplicação, você consegue acessar arquivos apagados do cartão de memória.
- DiskDigger: Disponível na Google Play Store, o DiskDigger pode ser uma solução para quem deseja recuperar fotos pelo próprio celular. No entanto, a varredura completa só será possível em Androids com root.
Saindo do mundo dos android e entrando dentro da atmosfera dos iPhones, é importante saber que ao excluir uma mídia de qualquer dispositivo instalado com sistema iOS, automaticamente ela vai para a pasta “Apagados” e não será mais vista em seu rolo de câmera, no entanto, pode ser acessada durante o prazo de 30 dias após ter sido deletada. Um dia após esses 30 serem ultrapassados, ela irá ser excluída automaticamente.
Se você excluir a foto e busca-la antes dela completar esse prazo, é muito simples tê-la de volta em seu rolo de câmera:
- Abra o aplicativo “Fotos”, do iOS;
- Na aba “Álbuns”, role a tela até o fim e então, você verá a pasta “Apagados”. Toque nela;
- Selecione a foto desejada e toque em “Recuperar”, ou clique em “Recuperar tudo” para restaurar todas as fotos da pasta;
- Toque no botão “Recuperar foto” para confirmar a ação.
Agora sim! A foto, que por alguns dias ficou perdida, está totalmente segura e salva em sua galeria. Lembre-se que ela será encontrada na data em que foi tirada.
Não deu certo? Felizmente o iOS nos cede outra função para recuperar as fotos perdidas por ai. Para isso, precisamos fazer um backup no iCloud (nuvem da Apple). É importante relembrar que a foto deve estar salve na nuvem, caso contrário, seu esforço será em vão. Lembrando, sempre que ao fazer este procedimento, saiba que não será somente a foto desejada que irá voltar para a galeria. Vídeos, textos, aplicativos, contatos e outra infinidade de coisas estarão de volta para a memória. Portanto, veja se tal esforço e demanda irá valer a pena.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a recuperar alguma mídia que tenha perdido. Confira outras mearias do Gossip do BR para ficar atento às novas novidade e notícias do mundo.