Para quem ainda não entende como um refinanciamento de veículo funciona, fizemos este artigo para ajudar você de alguma forma. Fique com a gente e confira!
Esse tipo de serviço permite ao consumidor utilizar o próprio veículo como garantia de pagamento em algum empréstimo, conforme o acordo estabelecido com a instituição e o contratante de alienação fiduciária.
Empréstimo com garantia de veículo: rápido e seguro!
Logo, essa instituição se torna uma ‘dona’ indiretamente do veículo, em caso, de o cliente não quitar a dívida, ela pode obter a posse do automóvel.
Portanto, no decorrer do pagamento das parcelas, o proprietário direto, que solicitou o refinanciamento continua usando o carro normalmente. E se referindo ao dinheiro adquirido por meio do empréstimo, ele pode ser utilizado de forma como o solicitante decidir.
Ela quem diferencia o refinanciamento de veículo do financiamento, sendo que com esse segundo, o consumidor solicita o crédito para adquirir um automóvel, logo, o dinheiro não pode ser utilizado de outra forma, como investimentos ou estudos.
Por outro lado, no refinanciamento, a quantia conta com destino livre, como falamos no início, o cliente define como usá-lo.
Quem pode fazer o refinanciamento de veículo?
Se você deseja solicitar um refinanciamento de veículo, será necessário seguir algumas regras determinadas pelas instituições financeiras. Como:
- Possuir 18 anos de idade completos;
- Comprovar renda através de extratos bancários, holerites, declaração de Imposto de Renda e afins;
- Possuir conta bancária para receber o dinheiro, que pode ser corrente ou poupança;
- Possui um veículo em seu nome.
Vale lembrar que essas são normas consideradas comuns, uma vez que cada instituição pode estabelecer outros critérios.
Quais documentos para contratar o refinanciamento de veículo?
A maioria das instituições financeiras pedem os documentos na hora de solicitar o refinanciamento, sendo eles:
- Documento de identificação com foto, como o Registro Geral (RG) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência, como contas de consumo;
- Certidão de casamento, caso esteja casado;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Certificado de Registro de Veículo (CRV);
- Comprovante de renda.
Lembramos que o comprovante de renda é considerado um dos documentos mais importantes, pois é por meio dele que são estabelecidas as condições de pagamento e valor concedido, já que as parcelas não podem comprometer mais de 30% da renda do consumidor.
Como solicitar o refinanciamento de veículo?
Essa modalidade é voltada para aquele que não necessita de uma quantia em dinheiro de forma urgente, diferente de um empréstimo pessoal que é mais burocrático a solicitação.
Desta forma, para solicitar o refinanciamento é preciso contar com as seguintes etapas. Confira:
- Análise de crédito: com essa opção, a instituição vai avaliar a quantia solicitada pelo consumidor, para poder fazer uma análise de perfil e histórico de pagamento dessa pessoa;
- Análise jurídica: essa parte é para fazer a averiguação dos documentos que foram entregues pelo proprietário, isso é feito para verificar se há alguma pendência ou inconsistência nas informações entregues. Além disso, a instituição consulta se o bem está atrelado a algum outro refinanciamento ou serviço de crédito;
- Vistoria do veículo: essa é última parte de um pedido de refinanciamento, a vistoria do veículo, em que é avaliado o estado de conservação, do tempo de uso e o valor do veículo perante o mercado, conforme a tabela FIPE.
Após conclusão e aprovação de todas as etapas, é liberado o documento de formalização do empréstimo. Na FinanZero, por exemplo, refinanciar um veículo e concluir todas as etapas de análise e assinatura do contrato, o dinheiro é liberado em 48 horas úteis.
Qual é a vantagem de refinanciar um veículo?
As taxas de juros são uma das maiores vantagens de refinanciamento de veículo, pois são consideradas como as mais baixas do mercado de crédito.
Isso ocorre por conta do automóvel que está como garantia de pagamento e o risco de inadimplência tende ser menor.
Para os parceiros da FinanZero, as taxas de juros para refinanciamento de veículos começam em 0,99% ao mês.