O empréstimo pessoal é uma opção para aqueles que estão precisando de dinheiro com rapidez. Essa modalidade garante um respiro financeiro já que é mais fácil solicitar, em comparação aos outros serviços. 


Simule seu empréstimo pessoal online e contrate sem sair de casa


E pelo fato de que o valor pode ser negociado com a instituição financeira, o que oferece melhores condições de pagamento. 

Neste artigo, iremos trazer todas as informações desde o conceito desse tipo de empréstimo até as vantagens, passando ainda pelo processo para conseguir a liberação. 

Se você está interessado em contratar o serviço de empréstimo pessoal, continue a leitura!

O que é empréstimo pessoal?

Ele também é conhecido como crédito pessoal, como já explicamos acima, ele é um dinheiro cedido por uma instituição financeira. 

E não é necessário dizer com o que irá usar, diferente do que ocorre no financiamento. Em troca desse dinheiro, o banco ou a cooperativa de crédito cobrará uma taxa de juros mensal que varia conforme a política da instituição e negociações com o contratante. 

Para que serve o empréstimo pessoal?

Destacamos mais uma vez: não há uma finalidade específica em relação ao uso do empréstimo pessoal. Ou seja, varia de pessoa para pessoa, especificamente para aquelas que estão passando por problemas financeiros ou que desejam investir em um novo projeto de vida.

Citamos alguns casos aqui:

  • Começar um novo negócio: 

Se você tem em mente montar um negócio novo. O empréstimo pessoal é uma boa alternativa, isso por conta das taxas atrativas e também a possibilidade de não requerer garantias em alguns casos.

  • Quitar ou diminuir as dívidas:

O empréstimo pessoal é uma boa opção em relação aos cartões de crédito, isso por conta dos juros entre 12% e 15% ao mês, já no crédito pessoal as taxas são menores que 3% no mercado de empréstimos. 

Logo, o cliente que possui dívidas pode pagá-las com um empréstimo, o que diminui a parcela mensal. Contudo, precisa fazer um planejamento correto para não se endividar novamente com as próximas mensalidades.

  • Despesas de emergência:

Muitos brasileiros enfrentam crises financeiras e, em consequência, não conseguem manter uma reserva de emergência. Com isso acabam utilizando um crédito pessoal para cobrir essas situações para arcar com os compromissos e não se endividar. 

Quais são as vantagens do empréstimo pessoal?

A facilidade de aquisição é uma das vantagens do empréstimo pessoal. Você consegue o empréstimo de forma rápida e simples, seja pela internet, seja direto na agência.

Essa opção é mais indicada para aqueles que precisam de dinheiro para uma emergência, como problemas de saúde ou dívidas. Porém, o valor também pode ser utilizado para capacitação e estudo, ou seja, gastos mais planejados.

Lembramos que o empréstimo pessoal é diferente do consignado, sendo esse último, os solicitantes são pensionistas, funcionários públicos ou de empresas privadas e aposentados, e as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento.

Quem pode contratar o empréstimo pessoal?

Contudo, qualquer tipo de profissional pode pedir um empréstimo pessoal, desde um trabalhador autônomo até um servidor do poder público ou colaborador na iniciativa privada. Além disso, é possível encontrar instituições que não pedem garantias. 

Uma das obrigatoriedades é que o solicitante precisa ser maior de 18 anos, com documento de identidade e CPF válidos, e que residem no Brasil. Vale destacar que algumas financeiras costumam negar o empréstimo para pessoas negativadas nos serviços de análise de crédito, como o SPC e o Serasa, mas essa não é uma prática seguida por todas elas.

Quais são as taxas e os custos de um empréstimo pessoal?

A taxa de juros mensal varia entre 4% e 6% em grandes bancos. O principal atrativo é a facilidade que uma pessoa consegue fazer a solicitação, uma vez que é comum que ela tenha uma conta aberta na instituição e não queira passar pela burocracia de buscar o serviço em outro banco.