Uma das maiores paixões dos apaixonados por carros no Brasil, sem dúvidas é o Fusca. O hatch mais tradicional do nosso país acumula diversos fãs ao redor do mundo e é super procurado por motoristas. Pelo contexto histórico que se aplica, por sua beleza e design único, um fusca bem conservado pode custar muito dinheiro e brilhar os olhos de colecionadores.
Já. que estamos falando de tradição, o Bradesco é um dos bancos mais aclamados de todo o território nacional. Fundado em 1943, ele acumula muitos fiéis clientes pelo mundo afora. Por toda a fama e reconhecimento que possui, muitas pessoas procuram o Bradesco para realizar empréstimos, financiamentos e outros serviços bancários. Porém, muitas vezes os endividados que conseguem usufruir o empréstimo realizado pelo banco, não conseguem pagar as parcelas e acabam perdendo seu carro para o banco, que foi acordado como garantia do pagamento.
O Bradesco por sua vez, para recuperar o valor investido, leiloa estes automóveis apreendidos. Esses leilões são chamados popularmente de “Leilão de Fusca” e são organizados por lotes, portanto, é simples de entender: apesar de ser o detentor dos carros, não é propriamente o Bradesco que organiza estes leilões, para poupar o tempo e investimento que demanda um evento como este. Os bancos em geral procuram casas de leilões que contam com toda a estrutura perfeita para a realização deste tipo de evento, poupando tempo e demanda de trabalho. Os leilões acontecem em diferentes lugares espalhados por todo país.
Para saber onde são realizados estes leilões e quais deles estão mais perto do munícipio que habita, basta acessar o site da Receita Federal e ficar atento às ofertas. A plataforma online economiza tempo e prolifera os itens leiloados para todos os lugares do país.
Benefícios dos Leilões
Os valores baixos logo de cara já são um dos grandes atrativos dos leilões. Fechar negócio em um bom carro com valor abaixo de mercado, é uma ótima opção para os motoristas de primeira viagem, que querem realizar a aquisição de seu primeiro carro. Participar de um leilão é uma ótima forma de conseguir comprar um Fusca ou qualquer outro modelo de carro que você esteja interessado, por um preço acessível e em bom estado.
Por incrível que pareça, poucas pessoas sabem da existência desses leilões e podem ficar até com receio de realizar essas compras. Por isso, é uma bela opção e alternativa para conseguir um veículo.
Um pouco de história
Segundo os historiadores, os leilões foram desenvolvidos pelos assírios por volta de 2.000 a.C. A negociação era usada para vender os peixes pelos melhores preços oferecidos pelos interessados. Mais tarde, em 500 a.C., na Babilônia, as mulheres eram disputadas em leilões. Ao invés de dinheiro, era a força bruta que determinava o vencedor.
Com o passar do tempo o mundo – e os leilões – evoluíram. Em 1556 a profissão de leiloeiro foi instituída na França e surgiram os meirinhos leiloeiros, funcionários públicos nomeados pelo rei francês para avaliar, negociar e vender bens deixados por morte ou executados pela Justiça. Na mesma época, Portugal e outros países também passaram a ter seus leiloeiros oficiais.
No Brasil-Colônia, desde o século XVII, eram comuns os leilões em praças públicas, principalmente com a negociação de escravos, indígenas e africanos. Com o passar das décadas, os leilões se aprimoraram com a venda de todo o tipo de bem móvel ou imóvel, de lotes de minérios a propriedades.
Com a chegada da Família Real ao Brasil, e sua instalação oficial na cidade do Rio de Janeiro, feita sua capital como o Reino de Portugal, Algarves e Brasil, o leilão obteve uma grande expansão no país, tornando-se uma atividade comercial muito prestigiada.
O fluxo de mercadorias vindas de outros países aumentou consideravelmente com o passar do tempo. Isso fez com que o número de participantes e organizadores também aumentasse, gerando a necessidade de se regulamentar a atividade. As primeiras determinações vieram com o Decreto nº 858 de 1851, que estabeleciam aspectos sobre a publicidade e a organização dos leilões.