Para quem deseja adquirir um automóvel, como uma moto, os leilões são uma ótima alternativa. Eles contam com preços menores do mercado e alguns desses veículos ou automóveis, possuem qualidade para o uso pessoal. 

Entres estes leilões, se encontra o Leilão de motos Detran, que conta com desconto de 70% do valor do mercado, o que pode ser uma vantagem para quem deseja obter maiores descontos.

Além disso, muitos brasileiros possuem dificuldades financeiras e até mesmo se encontram desempregados, o que dificulta sua aprovação para conseguir, por exemplo, uma moto financiada. 

Por isso, o leilão de motos Detran torna-se uma das opções mais acessíveis no mercado. Então, se você deseja entender mais sobre o leilão de motos Detran e o seu funcionamento. Não deixe de conferir esse artigo, e fique atento todas as nossas dicas. Boa leitura!

Qual a importância do Detran?

O Detran é uma organização que busca promover a educação do trânsito, por exemplo, planejar, controlar e executar ações que possuem relação aos documentos e CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tanto para motoristas e serviços para automóveis.

Além disso, o Detran deve divulgar toda arrecadação de multas, estatísticas e gerenciamento de autuação no trânsito. 

A principal finalidade desse órgão é fazer atividades com mais qualidade e transparência no mundo dos negócios, sempre priorizando a vida da sociedade brasileira.

Como participar do leilão de motos Detran?

Como bem falamos, o leilão é um dos métodos mais econômicos para adquirir um veículo, além de serem de total confiança para a compra do seu automóvel.

Sendo assim, para quem possui o interesse em participar do leilão de motos Detran devem realizar um cadastro no site oficial do Detran, conforme as condições mencionadas pela instituição.

Outro método é realizando o cadastro no ato do leilão usando os documentos físicos, como o CNPJ (pessoa jurídica), CPF e RG (pessoa físicas e o Estatuto/Contrato Social. Tanto para a pessoa física quando para pessoa jurídica devem levar o comprovante de residência.

No site do próprio Detran é possível visualizar o edital, bem como realizar o lance para o leilão previsto, tudo de maneira prática e rápida, sem precisar sair de sua casa.

Como a pandemia obrigou a quarentena, muitos não podem ou não devem sair de suas casas, ainda mais para eventos como leilões que são perfeitos para aglomerações. Então, alguns se viram obrigados ao uso da tecnologia para realizar determinados eventos.

Neste caso, o Detran também optou pela segurança de todos e, atualmente, realiza seus leilões de maneira virtual, em que são feitos os lances e arremates. 

Os métodos de pagamentos para o leilão somente se procedem mediante a dinheiro à vista ou cheque, impossibilitado de fazer parcelamentos ou outros meios de pagamento.

Vantagens e desvantagens do leilão de motos

Embora o leilão seja um dos eventos mais comuns pela região e apresentem uma série de vantagens, ele também apresenta ao seu público algumas desvantagens. Para quem deseja participar de um leilão, deve ser saber ambos: as vantagens e as desvantagens.

Assim, uma das principais vantagens de adquirir o seu automóvel através de um veículo, sem dúvida, é o preço. O preço do automóvel de um leilão é um dos mais baratos para quem quer obter maior economia na compra de seu automotor.

No entanto, vale destacar que algumas compras podem não valer muito a pena e acabar prejudicando o interessante em questão de mais investimentos e concerto de veículos. 

Dessa forma, se você quer garantir a boa compra do veículo no leilão, você deve verificar e checar todo o automóvel a ser leiloado com antecedência, visualizando a quilometragem, o estado de conservação e toda a documentação referente a ele. 

Moto de leilão pode rodar?

É uma dúvida comum entre muitos que tenham o interesse em adquirir uma moto de leilão. Sendo assim, uma moto oriunda de um leilão pode ser classificada em duas formas: conservada ou sucata.

Se a moto apresenta conservada, indica que pode ser usada para rodar normalmente, sem que haja problemas ao proprietário. No entanto, de acordo com o veículo é importante verificar a documentação de moto, para visualizar se possuem pendências.

Nesse caso, o proprietário deverá se direcionar até o Detran, o órgão responsável para regulamentar todos os veículos, como falamos anteriormente. Inclusive, deve ser verificado o IPVA e demais taxas do veículo.

Além disso, a moto de sucata, pelo próprio nome já diz, não é feita para rodar. Esse tipo de automóvel é mais usados entre borracharias e mecânicos, como uma forma de aproveitar determinadas peças.

Dicas para comprar uma moto de leilão

Para quem quer obter a sua moto no leilão, um dos mais importantes passos é realizar o seu cadastro para participar do evento. Nesse processo, é importante cuidar de toda a documentação solicitada pelo órgão responsável pelo leilão.

Após a inscrição para participar do leilão, é indispensável verificar a data em que irá ocorrer o evento, bem como o local. Se for de maneira virtual, o usuário deve se atentar ao site do órgão responsável para conseguir participar corretamente do leilão.

Outro fator de grande importância para quem vai comprar moto de leilão é verificar todas as especificações da moto, como o ano de fabricação, a quilometragem rodada, as condições de motos, os reparos necessários para serem feitos nas motos, entre outros. 

No momento da participação do leilão, você deve se atentar aos preços. Apesar de serem os mais baixos no mercado, pode ser que em determinados momentos o preço não valer muito a pena. 

Nesse sentido, o ideal é ficar de olho na tabela FIPE. Esta tabela apresenta todos os preços de qualquer veículo no mercado. Com base nela, você pode oferecer um melhor lance e arrematar a moto desejada.