Sinopse

A saga da família Leôncio, quando Joventino chega ao Pantanal do Mato Grosso acompanhado de seu filho José, com dez anos na época. Estabelecidos, deram início a uma criação de gado. Anos depois, ao retornar de uma viagem em comitiva com peões, Zé Leôncio descobriu que Joventino havia desaparecido no Pantanal após sair sozinho para caçar bois no mato. Sem sucesso nas buscas pelo pai, Zé prometeu que traria um boi no laço todos os dias para a fazenda, só para ter a esperança de encontrar o pai. Assim, Zé Leôncio tornou-se um dos principais criadores de gado do Pantanal.

Interpretando o papel de Claudio Marzo, são eles Irandhir Santos, Marcos Palmeira e Osmar Prado.

Na primeira fase da trama, está a história do velho Joventino e seu filho, José Leôncio (Renato Góes na juventude, Marcos Palmeira na maturidade). A vida como peão de comitiva os levou para o Pantanal, onde Joventino aprendeu a lição mais importante de sua vida: que a natureza pode mais do que o homem.

Em uma viagem ao Rio de Janeiro, José Leôncio se apaixona e casa com Madeleine. Os dois se mudam para o Pantanal onde nasce Jove. Insatisfeita com a vida no local, a carioca foge levando o bebê. O menino cresce longe das vistas do pai, que foi impedido de brigar pela guarda do filho.  

Madeleine não entende a relação de Filó com Zé Leôncio, tampouco a dele com o pequeno Tadeu, filho da empregada e seu afilhado. Ela não sabe que Filó era mulher de currutela se relacionando com garimpeiros e se relacionou amorosamente com Zé Leôncio em uma de suas viagens. Madeleine foge do Pantanal levando Jove, ainda bebê, de volta para a mansão de sua família com o médico Gustavo. O menino cresce longe do pai, que se viu incapaz de brigar pela guarda do filho. Zé jamais deixou de cumprir suas obrigações legais, enviando fielmente uma quantia excepcional de pensão mensal. Mesmo assim, Jove cresce acreditando que seu pai havia morrido, enquanto Zé encontra em Tadeu um herdeiro.

Alguns anos após a partida de Madeleine, Filó diz que Tadeu também é filho de José Leôncio. Apesar da alegria dos três com a revelação, em especial de Tadeu, a informação é guardada por eles a sete chaves, de forma que, da porta para fora, ele segue apenas como afilhado do patrão, o que lhe dói profundamente.

Para marcar a mudança de fase da novela, duas décadas se passam e Jove descobre que seu pai está vivo e vai à sua procura, em um reencontro marcado por uma grande festança. Embora os dois ficam felizes no momento , Zé e Jove são confrontados por um abismo de diferenças comportamentais e culturais, ao mesmo tempo em que ele lida com o ciúme de Tadeu. Em certo momento, todos são surpreendidos com a chegada de um terceiro filho para disputar o amor e a admiração deste pai: José Lucas de Nada chega à fazenda por obra do destino e descobre ali os laços familiares que nunca havia tido.

Em meio aos ocorridos, Jove conhece Juma Marruá e eles se apaixonam. Filha de Maria e Gil, a jovem não abre a guarda para ninguém e aprendeu com a mãe a se defender do “bicho homem”, que levou toda a família embora, tornando-se uma mulher selvagem e arredia. Apesar das diferenças, Jove e Juma vivem uma paixão intensa.

ALGUNS DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA NOVELA

Alanis Guillen será Juma

Jesuíta Barbosa será Jove, par romântico de Juma

Irandhir Santos será Joventino Leôncio

Na segunda fase o ator volta como José Lucas de Nada

Osmar Prado será o Velho do Rio

Renato Góes e Marcos Palmeira serão José Leôncio na primeira e na segunda fase, respectivamente

Drico Alves fará uma participação no primeiro capítulo interpretando o personagem mais novo.