O dia do orgulho LGBT é comemorado no mês de junho, mais precisamente no dia 28. O mês inteiro é dedicado a reivindicações de direitos desta minoria e à luta contra a homofobia.

Muitas pessoas não sabem, mas a nomenclatura LGBT envolve diversos termos com diferentes significados. A sigla foi modificada com o passar dos anos, tanto é que se chamava GLS (gays, lésbicas e simpatizantes).

Em 2008, a sigla LGBT foi aprovada na 1ª Conferência Nacional, no entanto, as siglas foram se estendendo a fim de abarcar de forma mais completa a comunidade como LGBTQI+ ou LGBTT2QQIAAP que podem ser mais difíceis de entender.

LGBTQI+ é uma nomenclatura qual as três primeiras letras (LGB) são referentes a orientação sexual da pessoa e às formas quais ela mantém relações, seja sexualmente, ou afetivamente. A parte TQI+, diz respeito a identidade de gênero, ou seja, de que modo pessoa se identifica, indo além do gênero feminino ou masculino.

É importante relembrar que quando cisgênero, significa que ela se identifica em todos os aspectos com o gênero qual nasceu e transgênero é a pessoa que transita entre diversos gêneros, ou seja, ela nasceu com o seu órgão reprodutor masculino ou feminino, mas se identifica com outro gênero.

Agora que você já entendeu o contexto básico, vamos explicar o que significa cada letra dessa sigla significa. Acompanhe:

L – lésbica:

É a pessoa cis ou trans que se idenifica no gênero feminino e se relaciona de forma afetiva ou sexual, com outras pessoas do gênero feminino

G – gay

É a pessoa cis ou trans que se idenifica no gênero masculino e se relaciona de forma afetiva ou sexual, com outras pessoas do gênero masculino.

B – bissexual

É a pessoa que se relaciona de forma afetiva ou sexual, com os gênero masculino, feminino e demais.

T – transgêneros

Pessoas que não se identificam através do o gênero atribuido com base em seus órgãos geniais. Para explicar de uma forma mais simples, a pessoa nasceu como órgão sexual feminino mas se identifica com o gênero masculino.

Q – queer:

Este é o termo das pessoas que transitam entre gêneros. Elas não se identificam nem com o feminino, nem com o masculino

I – intersexual

É o termo usado para designar uma variedade de condições em que uma pessoa nasce com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não se encaixa na definição típica de sexo feminino ou masculino

+ – engloba todas as demais letras da sigla: LGBTT2QQIAAP

Podemos citar como exemplos de outras letras, o A, de assexualidade (indivíduo que não sente quaisquer atração sexual), e o P de pansexualidade (pessoas que desenvolvem atração física por outrsa pessoas, independente do gênero ou sexo).