PIS/Pasep: saiba como sacar o abono salarial

Fique por dentro de todas as informações referentes ao PIS/PASEP: saiba como sacar o abono salarial. Confira!

O número de trabalhadores que não sacaram abono salarial do PIS/PASEP no ano-base de 2020 chegou a 481.765. O valor esquecido é de cerca de 400 milhões de reais e os benefícios podem ser sacados até 29 de dezembro.

O Ministério do Trabalho e Previdência não investigou o número de licenças não sacadas no ano-base de 2019, mas observou que ainda poderia ser solicitada uma liberação.

De acordo com a última atualização de 23 de maio, a maioria dos saques que ainda estão disponíveis são de bolsas do Pasep para servidores públicos.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, 155.923 abonos salariais estão disponíveis para saque do PIS. Outros 325.842 bônus salariais podem ser sacados no Banco do Brasil.

Os trabalhadores que recebem bônus salariais começaram a receber benefícios em 8 de fevereiro de 2022.

Neste ano, o total de trabalhadores beneficiados foi de 24,255 bilhões e o montante de recursos liberados foi de 22,62 bilhões de reais.

Abono Salarial

O abono salarial é um benefício anual do maior valor do salário mínimo vigente na data do pagamento e com garantia de recebimento médio de até dois salários mínimos mensais do empregador que paga PIS ou PASEP para trabalhadores que tenham exercido pelo menos 30 dias de atividade remunerada no ano-base, e inscritos no Fundo Participante do PIS/PASEP ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos 5 anos.

Quem possui direito a PIS/PASEP?

Têm direito quem estiver devidamente registrado para trabalhar por pelo menos 30 dias no ano-base.

Também deve estar registrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Não são elegíveis os trabalhadores autônomos, os trabalhadores rurais ou urbanos e pessoas jurídicas.

Além disso, a Resolução nº 838 de 2019 estabeleceu que o valor dos abonos salariais não recebidos pelo titular em vida, caso contrário, será garantido aos dependentes ou herdeiros legais.

Para quem esqueceu de conferir ou ainda tem dúvidas se tem algo a receber, basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trabalho (CTPS Digital) no portal Gov.br.

Para isso, faça o download gratuito na App Store e na loja virtual da Play Store.

Lodo após, basta abrir sua conta e acompanhar todas as informações sobre seu saldo no App indo na opção ‘Benefícios’ no menu e selecionando ‘Abono de Salário’. Outra opção é discar 158.

Para funcionários de empresas privadas, o número da Caixa para PIS é 0800-726-0207.

Para os servidores públicos, as informações sobre o Pasep podem ser obtidas na Central de Atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001, ou no site do BB.

Para isso, basta preencher o número de inscrição no Pasep ou CPF e a data de nascimento.

Como sacar seu benefício?

Trabalhadores com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica ou Banco do Brasil terão crédito depositado diretamente em suas contas.

Outros podem solicitar saques bancários com documentos oficiais de identificação com foto e número do PIS/Pasep.

Esse número pode ser visualizado no site Meu INSS, no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no aplicativo FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.

O valor também pode ser obtido através do aplicativo Caixa Tem ou com cartão do cidadão com PIN em quiosques, lotéricas e postos Caixa Aqui.

Caso o trabalhador não retire o abono referente ao ano-base 2019, deverá preencher formulário próprio e solicitá-lo no portal gov.br.

Em caso de vencimento, o funcionário receberá aviso legal e informações sobre banco, valor e data do saque podem ser acessadas no portal gov.br ou na carteira de trabalho digital.

Os trabalhadores devem acessar o portal gov.br e preencher as informações solicitadas no formulário acessível pelo endereço eletrônico.

Agora que você já tem todas as informações sobre o benefício do PIS/Pasep, ou seja, já sabe como consultar seu saldo e realizar o saque, chegou o momento de colocar todas as dicas em ação.