Todos os funcionários têm direito ao auxílio combustível para chegar à empresa. No entanto, nem todos usam o mesmo meio de transporte, o que pode atrapalhar o gerenciamento desse recurso.

Nesse texto responderá todas as suas perguntas sobre o auxílio combustível. Você entenderá a diferença entre vale-combustível e vale-transporte, bem como as vantagens de utilizá-los em seu negócio!

O auxílio combustível é uma opção eficaz e moderna para diversas condições. Agora você irá entender como funciona!

O que é o Auxílio-Combustível ?

O vale-combustível é uma maneira de vantagem para os funcionários que vão até a empresa em automóvel próprio. Também pode ser utilizado para controlar o custo de combustível de frotas corporativas.

Trata-se de um cartão pré-pago que seus funcionários utilizam ao abastecer seu veículo pessoal ou empresarial. Você recarregará automaticamente este cartão e seu funcionário terá um saldo que você poderá usar como combustível.

Dessa maneira, você combina os custos de combustível da sua empresa em uma única forma de pagamento. E também, permite que seus funcionários usem seus automóveis próprios com mais facilidade para chegar ao seu trabalho.

A diferença entre vale-transporte e vale-combustível.

O vale transporte é um direito criado pela CLT para todos os funcionários da empresa. De acordo com essa lei, seja qual for a distância entre a residência do trabalhador e seu local de trabalho, ele pode solicitar essa vantagem.

No entanto, o vale-transporte geralmente é pedido por funcionários que usam o transporte público para locomoção. Com isso, funcionários que possuem automóvel próprio acabam não vendo a utilização dessa vantagem.

O vale-combustível é uma solução para garantir essa vantagem a todos os seus colaboradores. De facto, responde às necessidades desta parte dos funcionários que acabam por não ser classificados no vale-transporte.

No entanto, ao escolher o vale-combustível, o funcionário dispensa o vale-transporte. E, para garantir o cumprimento da legislação trabalhista, a empresa deve optar por um acordo inicial com o empregador sobre o valor do auxílio combustível.

Ou seja, se o seu funcionário não utilizar o transporte público para chegar até a empresa essa vantagem acaba perdendo a utilidade. No entanto, ao permitir a troca do vale-transporte pelo vale-combustível, você garante o benefício do mesmo da melhor maneira possível, tanto para sua empresa quanto para o funcionário.

Esta é uma maneira de obter o respeito ao direito do trabalho respeitando o individualismo do empregado. Em outras palavras com o auxílio combustível, você pode atender às necessidades dos funcionários que vão para o trabalho com automóvel próprio.

As formas de uso do vale-combustível.

O auxílio combustível pode ser usado para diversos fins em sua empresa. A primeira é uma alternativa do vale-transporte. No entanto, é também uma maneira de certificar-se o controle da frota.

Ao usar o auxílio combustível na sua frota empresarial, pode gerir melhor os custos associados à entrega dos carros . Ele também fornece aos motoristas os recursos de que precisam, com base em suas necessidades. Como resultado, você evitará situações imprevistos ao reabastecer seu carro.

Você também pode usar o auxílio combustível para viajar ou turnos de seus funcionários. Dessa forma, você impede ter que remunerar um reembolso caso seus funcionários precisem visitar clientes ou fornecedores, por exemplo.

O que é o valecombustível?

O auxílio-combustível traz várias vantagens tanto para o estabelecimento quanto para seus funcionários. Apresentaremos 3 benefícios principais para começar já a usar o seu auxílio combustível imediatamente.

1. É ideal para cargos e equipes que se deslocam mais – Este auxílio combustível é perfeito para equipas e profissionais que pretendem mais flexibilidade no seu trabalho. Em vez de depender do transporte público para fazer negócios, eles podem utilizar seu carro próprio, agilizando os negócios e aumentando suas chances de sucesso.

O transporte público tem horários de saída e corre o risco de ficar saturado, o que complica a vida dos profissionais. Além disso, a comodidade de viajar ou circular dentro da cidade em seu carro particular é maravilhoso. Para equipes que necessitam viajar muito para o trabalho de campo, a viagem acabará custando mais à empresa.

2. Diminui a burocracia –

Reembolsos muitas vezes criam inconvenientes para a empresa. Isso ocorre porque seu funcionário pode esquecer de mostrar as faturas e, como resultado, se sentir ofendido pela empresa. Além disso, essa prática pode acarretar custos inesperados em seu planejamento financeiro.

O cheque de combustível é uma boa solução para os reembolsos tradicionais para o seu negócio. Isso permite que você preveja o custo de realocação de seus funcionários. Assim, você pode recarregar seu cartão com antecedência.

3. Substitui o auxílio pago em dinheiro –

Outro benefício é que o cartão converte os subsídios em dinheiro e agiliza a gestão financeira. Não é essencial dar dinheiro ao colaborador para chegar a um determinado ponto ou fazer uma certa viagem. Só utilizar o cartão e recarregar de acordo com as necessidades do automóvel sem o risco de ficar sem dinheiro.

Para os fluxos de caixa, o auxílio combustível torna-se um instrumento de ajuda, que consegue melhorar o controle das contas a pagar e receber diminuindo a possibilidade de equívocos e irregularidades no momento de fechar conta que costumam causar dor de cabeça. no final do dia e no fechamento de cada mês.